As regras da Caixa Federal para a concessão do empréstimo consignado – com pagamento descontado do contracheque – garantido pelo saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já permitem ao trabalhador fazer os cálculos.
Iniciada na última quarta-feira (26/10), a modalidade de crédito torna possível que o valor a ser emprestado seja equivalente à metade do saldo na conta vinculada do empregado.
É o que apontam as simulações feitas pela Caixa.
? Esse valor máximo a ser emprestado equivale à soma de 10% do saldo com o total da multa rescisória nas demissões sem justa causa – percentual depositado pelo empregador de 40% sobre o saldo (veja simulações ao fim do texto). Mas não basta fazer só essa conta para saber quanto se pode ter de crédito. Há outra regra da instituição financeira: a parcela mensal a ser descontada em folha não pode superar o equivalente a 30% do salário bruto.
Ou seja, o cálculo do crédito máximo a ser concedido começa com a prestação possível de ser paga com o salário. Em seguida, verifica-se se há saldo de FGTS compatível para dar garantia ao empréstimo.
A Caixa reforça que o trabalhador precisa ir a uma agência para ter uma simulação personalizada. E, ainda, é preciso que a empresa tenha convênio com a Caixa e que o interessado abra uma conta no banco.
? A determinação legal é de que a taxa máxima de juros seja de 3,5% a.m., percentual menor do que o crédito direto ao consumidor (CDC), modalidade comum de empréstimo, que está em 5% ao mês, conforme a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
Quer saber como essa lei se aplica na sua realidade?
Entre em contato conosco e faça uma simulação!
Tel.: (22) 3823-3050
Whatsapp:(22) 99605-6132
ou pelo link https://bit.ly/2QUT9rq
“Oportunidades não surgem. É você que as cria” – Escritório Márcio Rosa.